sexta-feira, maio 20, 2011

Ciclo da Água

A importância do estudo do ciclo da água justifica-se por dois grandes motivos: quantidade de água existente na Terra e quantidade de água existente nos organismos vivos. Mais de 3/4 da terra é coberta por água. O volume total de água é mais de 1.000.000.000 km³. Desta água há uma prediminância de água salgada que chega a ser mais de 980.000.000 de Km³, que vai dar aproximadamente 97%. A água doce é pois, a minotia e está representada por: água de superficie (rios e lagos), 190.000 Km³; atmosférica (vapor), 9.600 Km³; subterrânea (lençol freático), 6.000.000 Km³; estado sólido (geleiras), 21.000.000 Km³.
     Formando os organismos vivos, encontramos uma grande quantidade de água. É a água o componente mais abundante dos seres vivos, havendo organismos com 95%, como é o caso da medusa, conhecida porpulamente como ''agua viva''. No organismo humano encontramos aproximadamente 65%.
      O ciclo da água consiste na evaporação, formação de nuvens e precipitação sob a forma liquida (chuva, Orvalho, nevoeiro) ou em estado solido (neve, granizo). A maior fonte de evaporação está representada pela água ddo mar, que através dos ventos alísios chega aos continentes.
     As plantas aproveitam a água principalmente pelas raízes, e devolvem para a atmosfera pela transpiração, sudação e pela respiração predominantemente pelas folhas (estômatos e hidatóios).
O Ciclo da Agua (esquema)



     Os animais aproveitam a água quando bebem diretamente, ou quando comem qualquer tipo de alimento (todo alimento possui água). Os animais devolvem a água para a atmosfera pela transpiração, excreção, egestão e respiração.











Um comentário:

  1. NOSSA! FICOU DO CARAMBA!!! FICOU MTO LEGAL!!
    ABRAÇO PARA TODOS! SOLANGE

    ResponderExcluir