Os elementos químicos, inclusive todoas os elementos essenciais do protoplasma, tendem a circular na biosfera, em vias caracteristicas, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Estas vias mais ou menos circulares se chamam ciclos biogeoquímicos.
Biogeoquímicos : Bio refere-se aos organismos vivos e Geo às rochas, ar e agua da Terra. A geoquímica lia com a composição química da Terra e com as trocas de elementos entre as varias partes da crosta terrestre, da atmosfera e dos ocenos, rios e outras massas de agua. A biogeoquímica vem a ser o estudo da troca (movimento alternado) de materiais entre os componentes vivos e não vivos da biosfera.
Os ciclos biogeoquímicos podem ser entendidos como sequências de processos através dos quais qualquer elemento químico é transferido periodicamente entre componentes bióticos e abióticos.
o movimento desses elementos e compostos inorgânicos que são essenciasi para a vida pode ser adequadamente denominado Ciclagem de Nutientes.
Cada elemento químico apresenta caracteristicas próprias de disponibilidade e dinâmica nos ecossistemas. Como todos os nutrientes são reciclados infinitamente nos ecossistemas., os pesquisadores sisrematizaram as principais formas de acúmolo, tranferência e recuperação de cada um dos nutrientes, para uma maior visualçização e compreensão da sua inâmica nos ecossistemas.
Alguns nutrientes retornam ao ambiente quase tão rapidamente quanto são removidos. Já alguns são armazenados durante algum tempo em reservatórios como o corpo dos vegetais e animais. Outros podem ligar-se quimicamente ou serem transportados por processos geomorfológicos a grande profundidades e ficarem deste modo indisponiveis por longos periodos.
As plantas e os organismos decompositores são de grande importância no ciclo de nutrientes, pois enquanto as plantas são as principais organizadoras de nutrientes minerais em moléculas orgânicas, os ddecompositores são os principais transformadores de materia morta em nutrientes utilizáveis. À medida que a energia e as substâncias passam ao longo das cadeias alimentares, os elementos vãob passando para a forma de compostos orgãnicos. Pela ação dos dos decompositores os átomos desses elemento encontra um caminho de volta ao ambiente abiótico, isto é, ao solo, ao ar ou a agua, onde estarão prontos para serem novamente utilizados pelos seres vivos.
Caa ciclo também pode ser convenientemente divididos em dois compartimentos ou pools:
a) o pool Reservatorio - componente maior, de movimentos lentos, geralmente não biologicos.
b) o pool Lábil ou dde Ciclagem - uma parcela menor, porém mais ativa que se permuta ( ou seja, se move alternadamente nos dois sentidos) rapidamente, entre os organismos e seu ambiente imediato.
Do ponto de vista da biosfera como um todo, os ciclos bioegoquímicos se classificam em dois grupos básicos:
1) Ciclos Gasoso = o reservatório está situado na atmosfera ou na hidrosfera (oceano)
Exemplo: Nitrogênio, Oxigênio, Carbono
2) Ciclos Sedimentares = o reservatório localiza-se na crosta terrestre (depósito abiótico está nos sedimentos) Exemplos: Cálcio, Fósforo, Enxofre
OBS: Ciclo Mistos = depósito gasoso e sedimentar
Exemplo: Água - Vapor d'agua - depósito gasoso
- Geleira - depósito sedimentar
Continua amanhã!!
ResponderExcluir