A única fonte de carbono utilizável para os seres vivos é o CO2 atmosférico ou dissolvido na água. É graças a este carbono que através da fotossíntese ou da quimiossintese os vegetais conseguem sintetizar as substâncias orgânicas. O carbono do dióxido de carbono é reduzido formando inicialmente carboidratos, e posteriormente lípiddes e proteínas.
Nos vegatais o carbono entra na forma de CO2 pelas folhas, através dos estômatos, pelo fenômeno da fotossíntese, e pode sair também na forma de Co2 pela respiração, ou quando o vegetal é comido, ou ainda quando morre e sofre decomposição.
OBS: O carbono exiastente nas rochas principalmente na forma de carbonatos não é aproveitado no ciclo biogeoquímico. Uma quantidade muito grande de carbono está presente na forma de combustiveis fósseis. Estes hidrocarbonetos, foram formados no passado remoto por decompoções de matéria orgânica que, após submetidos a forte pressão, formaram os combustiveis fósseis. A queima de combustiveis fósseis libera gás carbônico para a atmosfera que pode ser novamente utilizado pelas plantas.
noossa que q eu fui entrar nessa escola?rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrs...
ResponderExcluir